quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Takoyaki


Bom, já que falou-se em Takoyaki... vamos ver a origem!

       No final da Era Meiji, empregando-se a farinha americana (meriken-ko – meriken = americana, ko farinha) e acrescentando-se camarão e vários legumes, surgiu o monjayaki, assado em chapa de ferro lisa (teppan). 

Monjyaki

       Para facilitar o transporte do monjayaki para viagem, criou-se uma versão mais consistente, chamada de dondon’yaki, difundindo-se pelo país inteiro. Na Era Taisho (século XX), o dondon’yaki passou a ser conhecido na região de Kansai como issen yôshoku, significando alimento gostoso e barato.

Dondon`yaki
     Despejando e assando a massa do issen youshoku em uma chapa especial de ferro com cavidades esféricas, a iguaria transformou-se em pequenos bolinhos, de prático consumo, dando origem ao choboyaki, precursor do takoyaki.
                                                              
Choboyaki (não encontrei foto em forma de bolinho)

      Em Osaka, o choboyaki, originalmente recheado apenas com konnyaku e temperado com um molho depois de assado, foi incrementado, levando dashi diretamente na massa e, como recheio, além do konnyaku, outros ingredientes, como cebolinha e carne, dando origem a um bolinho de tamanho maior, que ficou conhecido como rajuumuyaki ou radioyaki.
                                                       
Radioyaki
        Finalmente, em 1935, o fundador da famosa casa de takoyaki Aizuya, Tomekichi Endo, ouviu de um cliente o seguinte comentário sobre o bolinho akashiyaki: “Aqui se coloca carne, é? Em Akashi, coloca-se polvo!”, o que o levou a pesquisar e criar o takoyaki atual.


Akashiyaki ou Tamagoyaki

Aizuya

         Com a Segunda Guerra Mundial e o consequente racionamento alimentar, os japoneses começaram a reconsiderar o issen youshoku, que passou a ser preparado com mais água na massa, para melhor aproveitamento da farinha de trigo. Assim, por influência, o takoyaki também passou a levar mais água na massa, sendo recheado com mais ingredientes e recebendo uma camada de molho (sauce) por cima. Como o takoyaki geralmente é vendido nas casas de okonomiyaki (espécie de panqueca assada com vários ingredientes), ele começou a ser servido com as mesmas “coberturas”, além do sauce, como maionese, flocos de peixe seco (katsuo bushi) e aonori.

Assando o Takoyaki


Já estive em Osaka e comi o melhor Takoyaki do mundo!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Comentando pq o Guilherme falou que eu serei amaldiçoada se não comentar :3

    Anyway, está muito legal, Jacque.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana!
    Não seria ,mas anyway thanks!

    ResponderExcluir