quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ゴヤ- Goya ( Melãozinho de São Caetano)

     
Olá, pessoal!!!
Já que estou comendo quase todos os dias...vamos saber mais sobre o goya.


   É conhecido  no japão como Goya,nigagôri ou nigauri(ごや、にがごうり、にがうり).O Melão-de-São-Caetano é um cipó herbáceo da família das Curcubitáceas, muito comum nas cercas vivas dos terrenos abandonados ou margeando as casas de roça do interior.

Recebe também os nomes: Erva-de-lavadeira, Melãozinho, Fruta-de-negro, Erva-de-São-Vicente e Fruta-de-cobra. Dá frutos cor de ouro com espinhos moles na superfície, que, quando maduros, se abrem espontaneamente em três partes, mostrando no interior as sementes avermelhadas, comestíveis, muito concorridas pelos passarinhos e por crianças, que as chamam de Boizinho. Seu nome científico é Momordica charantia.
Os primeiros escravos que chegaram ao Brasil tomaram o destino da região aurífera de Minas Gerais, em especial Ouro Preto e Mariana. Trouxeram eles as primeiras sementes e as plantaram ao redor de uma capelinha existente nas proximidades de Mariana. As sementes germinaram e a planta cresceu e frutificou. O padroeiro da capela era São Caetano, e os frutos eram parecidos com um pequeno melão.
Em virtude disso, batizaram definitivamente não só o fruto, como toda a planta, de Melão-de-São
Caetano.

         No Japão  tornou-se famosa por ter sido apontada como um dos responsáveis pela longividade  dos habitantes da ilha de Okinawa.Depois da ``fama´´ tem suco de goya em quase todas as máquinas de venda de bebidas.A fruta é bem amarga pode ser consumida como salada,refogado,suco e talvez outras formas inventadas pelos habitantes de Okinawa que realmente adora o goya.

Eu faço salada ou refogo.
Para salada é só cortar ou ralar em fatias finas,colocar tomate e cebola picados,sal,pimenta -do-reino e óleo.
Para o refogado é só fritar um pouco de alho , cebola e depois colocar goya , Misô(pasta de soja) e um pouco de água.

        
Na próxima posto as receitas típicas de Okinawa.

Será que terei vida longa??!! hahahahah

Nenhum comentário:

Postar um comentário